Familiares e alcoolismo

Pergunta:
Sou casada com um alcoólatra há 25 anos tenho 4 filhos todos praticamente encaminhados na vida….me diga uma coisa…há tratamento para pessoas q convivem com o alcoólatra? Ou melhor…há cura? Nem sei te dizer como estou com ele até hoje….eh extremamente difícil, triste e doloroso! No aguardo!

Resposta: Não é incomum os familiares de pacientes com alguma dependência química, acabarem adoecendo também. O desgaste em ter um familiar nessas condições, freqüentemente pode gerar depressão, transtornos de ansiedade, insônia,  além de uma série de problemas emocionais e comportamentais, que chamamos de co-dependência.Alguns dependentes de alcool demoram muito tempo para se perceberem doentes e não aceitam tratamento algum, num primeiro momento.

O tratamento começa muitas vezes pela a família, que precisa compreender bem a doença para poder intervir de maneira efetiva, sabendo das limitações e assim conseguir que o seu familiar faça seu seguimento e consiga a abstinência.

A informação e o suporte psicológico para os familiares são fundamentais para que além de saber o que fazer, também saibam o que não fazer e principalmente perceberem seu limite. Familiares desgastados, cansados, deprimidos não conseguem ajudar tão bem o paciente.

 

Espero ter ajudado

 

Dr Danilo Borelli

 

Compartilhe essa postagem